21 outubro 2016

Novidades AutoCAD 2017



Como assim já saiu a versão do AutoCAD 2017? Pois é, a Autodesk tem essa prática de lançar sua nova versão todos os anos no mês de março, geralmente na terceira semana. Para você não ficar por fora vamos comentar nossas impressões e o que achamos dos novos recursos. Para isso vamos pegar algumas das principais ferramentas e explorar um pouco seu uso e aplicações. Confira com a gente!


LINHAS DE CENTRO INTELIGENTES:

Dentro da aba Annotate foi acrescentado o painel Centerlines onde temos duas novas ferramentas, sendo aCenter Mark e a Centerline. Vamos entender o que cada uma delas faz.
Centerlines

CENTER MARK:
Como o nome diz essa ferramenta cria uma marcação de centro em um arco ou círculo.
Hum, ok, e o que tem de inovador nisso?
O recurso é paramétrico, ou seja, ele se atualiza conforme você redimensiona a geometria.
Centerlines
Para personalizar a Center Mark é necessário selecionar e ir até o painel de propriedades (Ctrl + 1), no painel temos os campos GeneralGeometry e Misc. Vamos entender o que podemos fazer.
General – Configurações gerais, porém o que nos interessa aqui é o campo Line Type, onde podemos alterar o estilo da linha. Infelizmente a alteração só é aplicada as linhas que estão fora do círculo.
Geometry –  Em Cross Size você pode alterar o tamanho da “cruz” que fica ao centro do círculo e em Cross Gappodemos alterar o espaçamento entre a “cruz” as linhas de eixo.
Para alterar a extensão das linhas de eixo devemos recorrer aos campos Extension (right, left, top e Botton). Ou selecionamos a Center Mark e através dos seus grips (Quadradinhos azuis) puxamos conforme acharmos melhor.

CENTER LINE:
Essa opção eu achei a mais interessante, já que podemos criar linhas de centro associadas a geometria do nosso projeto.
Centerlines
O único cuidado é que caso precise fazer alguma alteração no desenho o que deve ser movimentado são as linhas na qual a Center Line está centralizada, caso movimente a própria Center Line poderá ter alguns problemas para corrigir.
Para personalizar a Center Line, também é necessário selecionar e ir até o painel de propriedades (Ctrl + 1). Neste caso as opções são para alterar o tipo de linha e sua extensão.

 PDF APRIMORADO:

Ao importar um PDF o AutoCAD 2017 oferece algumas opções para configurarmos como e o que queremos que seja importado.
Podemos escolher como os dados serão importados, como identificar geometrias vetoriais e converter em polylines, circles, arc, ou similares, identificar preenchimentos e converte-los em hachuras, se vamos incorporar as camadas (layers) do PDF ao nosso projeto, entre outras opções.
Porém, isso varia muito da origem do PDF por isso vou demostrar duas importações que fiz com arquivos PDF variados.
PDF GERADO NO AUTOCAD
Nesta opção fiz a importação de um PDF de uma casa popular que foi gerada a partir de um arquivo do AutoCAD (.dwg). Resumindo, peguei um arquivo .dwg, criei um PDF a dentro de um novo arquivo importei esse PDF para o AutoCAD.
O que aconteceu?
Como o PDF foi gerado com a impressora DWG to PFG.pc3, o AutoCAD reconheceu todos os layers do PDF e os mesmos foram incorporados ao arquivo.
PDF
As camadas funcionam perfeitamente, assim como no arquivo original, assim como os snaps.
PDF
Outra vantagem é que o AutoCAD reconhece os objetos do PDF como polylines, arcs e circles, o que permite que você altere ou acrescente informações assim como um desenho convencional. Estranhamente não reconheceu nenhum objeto como line.
O problema vem na hora de identificar anotações. Cotas, textos, Multileaders e tabelas não são identificadas como tal e vem explodidas, o que acaba fazendo um bocado de falta. Hachuras também não são identificadas.
Ao salvar o arquivo notei que em comparação ao original ouve pouca diferença. O novo arquivo ficou um pouco maior que o .dwg original.
PDF GERADO POR TERCEIROS
Quando falo “terceiros” quero dizer que engloba PDF’s gerados por outros programas ou até mesmo no AutoCAD, porem utilizando outras impressoras virtuais como PDFCreator, Adobe PDF, etc.
Peguei um PDF qualquer de uma casa popular no Google e importei para um arquivo novo.
O arquivo foi reconhecido sem grandes problemas.
O AutoCAD 2017 reconheceu geometrias e “preenchimentos solidos”.
PDF
E são sólidos mesmo! Selecionei um deles e apliquei o comando extrude e consegui gerar um solido 3D!
Para que a geometria solida seja reconhecida como hachura é necessário habilitar o campo Convert Solid fills to hatches.

MIGRATE CUSTOM SETTINGS:

Toda vez que você instala uma nova versão do AutoCAD é a mesma história, “mas e minhas configurações e personalizações que eu fiz? Vou ter que configurar tudo de novo?
O AutoCAD nas últimas versões passou a se preocupar com isso, porém nesta versão você pode personalizar a migração dos recursos que você personalizou através do Migrate Custom Settings.
Antigamente era “tudo ou nada”, agora você pode escolher entre personalizações de interface, configurações e conteúdo. Para isso basta selecionar os campos de seu interesse e dar Ok.

DETECÇÃO DE LINHAS INTERROMPIDAS (TRACEJADAS):

Todo profissional de AutoCAD já deve ter passado por isso. Tentar selecionar uma linha traço-ponto ou tracejada e tentar clicar no “intervalo” entre as linhas e o AutoCAD não reconhecer que ali tem um objeto.
Agora você pode fazer com que o AutoCAD reconheça a linha digitando na linha de comando LTGAPSELECTION e alterando o valor para 1 (um).
Linhas interrompidas
CURSOR TYPE
Essa aqui foi a que fez menos diferença para mim. Você pode mudar o estilo do cursor do mouse. Ao invés da tradicional “cruz com um quadradinho ao centro” você pode alterar para a seta. Basta digitar CURSORTYPE e alterar o valor para 1 (um).
Cursor TypeToda vez que o AutoCAD apresenta algum travamento ou erro essa seta aparece!

3D PRINT:

Se você tem uma impressora 3D, no worksace 3D Modeling dentro da aba Output temos agora o painel 3D Print, onde você pode usar a ferramenta Send to 3D a Print Service.
3D Print
Com essa ferramenta basta clicar no modelo 3D que você deseja enviar para sua impressora 3D e ao pressionar enter e acessar a janela 3D Print Options. Aqui você pode conferir seu modelo e ajustar a escala e as dimensões que o modelo deve ser impresso.
3D PrintClicando em OK o AutoCAD abre o Browser para que você salve o arquivo na pasta que desejar com a extensão.stl (formato Lithography).

CAIXAS DIÁLOGO REDIMENSIONÁVEIS:

Agora algumas caixas diálogo são redimensionáveis, permitindo uma melhor visualização do conteúdo e das janelas de preview.
Caixas diálogo redimensionáveis
As caixas diálogo que permitem redimensionamento são APPLOAD, ATTEDIT, DWGPROPS, EATTEDIT, INSERT, LAYERSTATE, PAGESETUP, e VBALOAD.

CONCLUSÃO:

Dentre os novos recursos temos algumas ferramentas muito interessantes que podem facilitar a vida dos profissionais que passam o dia (ou a noite também) mergulhados nessa ferramenta que já faz parte de nossas vidas.
Gostaram? Compartilhem com seus amigos e curtam nossa página! Facebook!
Dúvidas? Comentem!