Aqui vos deixo mais um exercício em 3D, para que vocês possam continuar a treinar e apanhar experiência nesta mágnifica ferramenta de trabalho que é o AutoCAD.
Mais lá para a frente, quando eu começar a postar Exercícios de Arquitectura, espero que vocês já consigam compreender a maioria dos comandos 2D e 3D do AutoCAD, para que eu não tenha de estar sempre a pormenorizar cada comando que executo nas vídeo-aulas que tenho feito e que vou fazendo dos vários exercícios 2D e 3D que tenho publicado e que vou publicando no blog.
Espero que este blog vos ande ajudar na execução dos vossos projectos de AutoCAD, pois é para vocês todos que eu faço tudo isto e que perco o meu tempo a gerir o mesmo, a preparar os exercícios e as vídeo-aulas, que tanto trabalho dão a serem gravadas e editadas. Podem não acreditar, mas perco sempre uma média de 2 a 3hrs em cada vídeo-aula que gravo e edito... por isso, espero que compreendam o meu esforço e que me ajudem DIVULGANDO O BLOG nas redes sociais e pelos vossos amigos, para que o mesmo possa ter cada vez mais e mais visitas, leitores e/ou seguidores.
Aqui fica então o 2º exercício em 2D, para que vocês possam melhorar as vossas capacidades de execução 3D no AutoCAD e principalmente para que possam se divertir a concretizá-lo.
Este exercício já será para ser executado com "sólidos" e não com "faces" como o "Exercício nº1 (3D)" que eu postei aqui no blog.
Mais uma vez, depois irei fazer uma vídeo-aula de como deve de ser executado o exercício, para quem tiver algumas dificuldades para o concretizar.
Cumprimentos!
P.S. - Queria também relembrar aos leitores e/ou seguidores do blog, que estou a fazer vídeos-aula de todos os exercícios que eu postei no blog, visto haver alguns leitores/seguidores que têm ou tiveram dificuldades na execução de alguns deles.
Queria agradecer a todos os Seguidores e Leitores do blog, pelas suas 20.000 visitas alcançadas durante esta madrugada.
Estes últimos meses o blog tem estado um bocado inactivo, mas irá regressar em força para vos continuar a dar informações que vos possa ajudar na execução dos vossos trabalhos de AutoCAD.
Gostaria também que deixassem comentários vossos do que acham que devia de ser postado no blog, para como disse, podermos satisfazer as vossas necessidades diárias na execução dos vossos trabalhos de AutoCAD.
Iremos também começar a concentrar-nos só mais na área de Arquitectura, pois tenho visto que é uma das áreas em que há mais dificuldades e, acima de tudo que mais interesse tem pela parte dos vários utilizadores de AutoCAD.
Mais uma vez, volto agradecer a todos pelas vossas visitas ao blog e, espero que assim continue até atingirmos agora pelo menos a marca das 25.000 visitas.
Aqui vos deixo o 1º exercício 3D para vocês experimentarem concretizá-lo.
Este como é o 1º exercício, vai ser uma coisa muito simples e, é para ser feito com "faces" e não com "sólidos"... por isso, façam o desenho em 3D só com linhas e depois utilizem o comando "3dface" e/ou o "Thikness" e no final apliquem "Tramas" (Hatch) nos muros exteriores, no chão da casa, no chão exterior e no telhado da casa.
Eu vou dar 1 ou 2 dias para quem quiser experimentar concretizar o exercício sozinho, e depois vou então publicar um vídeo-aula de como se o deve de concretizar.
Espero que não tenham dificuldades e, acima de tudo que não precisem da minha ajuda.
Qualquer coisa já sabem... basta deixarem um comentário.
Aqui vos deixo o último exercício em 2D, pelo menos até alguém me pedir para postar mais alguns.
Assim sendo, daqui a alguns dias, vou começar a postar exercícios 3D. Também não vão ser muitos, mas pelo menos já vai dar para vocês se entreterem um bocado a executá-los e, quem sabe aprenderem mais alguma coisinha com isso. :)
Queria pedir então, para quem quiser que eu grave um vídeo a executar cada um dos vários exercícios que eu vou postar, para depois vocês poderem ver como são executados, que deixe uma mensagem... caso contrário, postarei só várias vistas cotadas em 2D do exercício, juntamente com um render do exercício em 3D numa vista isométrica.
Ficarei então à espera de algumas opiniões vossas.
Aqui deixo mais este exercício simples para vocês...
Como vêm, os exercícios continuam como disse simples e fáceis, vou é começando a dificultar as cotagens. Neste exercício inseri por exemplo cotas por sistema de coordenadas... por isso, se alguém tiver dificuldade nessa parte, que deixe um comentário, que eu tento ajudar no que puder.
Ao longo dos próximos dias vou continuando a postar outros exercícios 2D, mas daqui a 1 semana ou 2 vou passar aos exercícios em 3D... por isso, antes de passar aos 3D, se tiverem algumas dúvidas que queiram tirar em relação aos do 2D avisem, ok???
Se quiserem também poderei fazer vídeo-aulas dos exercícios em que vocês estiverem a ter dificuldades, para vocês poderem ver como os mesmos devem de ser executados. Para isso como disse, basta deixarem um comentário.
Para quem trabalha com o software AutoCAD,
provavelmente já aconteceu que ao abrir um determinado trabalho, ou até
ao gravar, ou quando é activado o auto-save, esse processo fique
demasiado lento no que se torna numa situação pouco prática, pelo
demora, e irritante, nomeadamente para quem, como nós, temos o bom
hábito de estar sempre a fazer o CONTRL+S, ou seja a gravar. Esse
mau desempenho pode dever-se a erros no ficheiro, o que se pode resolver
fazendo correr o comando "audit" mas também a problemas no caminho do
ficheiro, nomeadamente quando o mesmo está num directório em rede, fora
do próprio computador onde roda o AutoCad.
Todavia,
na maior parte dos casos, quando essa lentidão ou arrasto é mais
notório, isso deve-se ao facto de em sessões anteriores terem sido
carregadas imagens raster e, apesar de terem sido já apagadas num fase
posterior, a verdade é que as referências continuam a estar lá e a
resistir à acção do procedimento/comando "purge". A demora traduz-se
assim no esforço do sistema estar a procurar e a relacionar os
respectivos ficheiros.
Para o efeito devem ser removidas essas referências. Deve-se
chamar o comando "xref" (figura 1) e uma vez na caixa de diálogo
(figura 2), havendo de facto referências, deve-se seleccionar com o
botão direito do rato em cima do ícone do ficheiro e accionar a opção
"detach".
Depois de efectuado o
procedimento para todas as referências, é gravar e já está. O problema
do arrastamento e demora a abrir e a gravar deve ficar resolvido.
Aqui deixo mais um bom exercício em 2D, para todos vocês mais uma vez treinarem e, acima de tudo, para se divertirem a executá-lo!
Espero que ninguém tenha dúvidas e como já sabem... qualquer coisa, basta deixarem um comentário.
Queria também vos relembrar, que há cotas que eu não meto nos desenhos, que é para dificultar a sua concretização... mas para que a sua execução seja possível, estão lá as cotas todas necessárias... só precisam mesmo é de puxar um bocadinho pela cabeça, lol..
... Se assim fosse, ou seja, se eu mete-se as cotas todas possíveis e imaginárias nos desenhos, bem que não metia gozo nenhum executá-los. :)
A Autodesk já lançou as versões 2013 da sua gama de produtos. Vejamos agora quais as principais novidades do AutoCAD na sua versão 2013.
O ecrã de boas-vindas:
Assim que iniciamos esta nova versão, o seu novo ecrã de boas-vindas exibe algumas opções importantes. Aqui estão reunidas as opções de abrir ficheiros recentes, criar novos desenhos, ou aceder ao novo conteúdo web proporcionado pela autodesk exchange e à plataforma de alojamento na nuvem, a autodesk 360.
Sincronização das definições entre computadores:
Se utiliza vários computadores esta nova opção permite manter as suas preferências em todas as suas instalações do AutoCAD, utilizando a nuvem.
Ferramentas de corte e pormenorização:
Nesta nova versão à semelhança do que acontecia na versão 2012 pode criar documentação mais facilmente nos seus projetos. Porém agora esta caraterística extende-se à criação de cortes e pormenores. Os seus desenhos tridimensionais e bidimensionais são mais facilmente incorporados no layout através de várias opções de visualização.
Ferramenta de Matriz:
O comando array incorpora agora opções que ajustam automaticamente a matriz, tanto ao comprimento da linha como à sua curvatura.
A linha de Comandos:
Existem também algumas alterações à linha de comandos. Visualmente está bastante diferente, apresenta uma transparência e permite poupar algum espaço de ecrã, no entanto consegue aceder a todos os comandos já inseridos carregando F2.
Mais novidades e Download:
A gama de produtos 2013 já pode ser acedida através do site da autodesk onde se encontram mais informações e links para download da versão de testes. Se é estudante pode no entanto obter o AutoCAD 2013 gratuitamente com uma licença de 2 anos.
Boas pessoal.
Queria agradecer a todos os visitantes deste blog. Espero que estejam a gostar do mesmo e acima de tudo, espero que estejam aprender novas coisas sobre esta espectacular ferramenta de desenho que é o AutoCAD.
Obrigado a todos!!!
Visualizações de páginas mais vistas :
Páginas por país : Brasil - 5202 (56%)
Páginas por navegador : Internet Explorer - 3494 (36%)
Páginas por sistema operativo : Windows - 8252 (87%)
Dia com mais visualizações do blog : 29 de Março - 99 visitas
Mês com mais visualizações do blog : Março de 2012 - 1477 visitas
Mensagens do blog com mais visualizações : Download de Rotinas Lisp - 1189 visualizações
Páginas do blog com mais visualizações : Download's - 425 visualizações
Motores de busca com mais procura : www.google.com.br - 3512 pesquisas
Palavras chave mais pesquisadas : linhas perpendiculares - 59 pesquisas
A partir de hoje vou começar a postar diariamente no blog um exercício 2D e/ou 3D de AutoCAD com cotas, para que quem estiver a começar a trabalhar com esta fabulosa ferramenta, possa praticar/treinar, elaborando alguns exercícios que eu mesmo também cheguei a elaborar quando tirei o meu curso de "Operador de CAD"... ou até mesmo para quem já "brinque" com o AutoCAD, mas que mesmo assim, gosta de fazer sempre novos trabalhos.
Vou começar então ao inicio por dar alguns exercícios simples, e à medida que for postando novos exercícios, vão cada vez sendo mais e mais complicados, por isso qualquer dúvida que tenham basta perguntar.
O AutoCAD 2013 já está disponível para download em alguns dos sites de Partilha de Ficheiros na internet. Basta procurarem por "AUTODESK.AUTOCAD.V2013.WIN32.ISO" ou "AUTODESK...WIN64.ISO", dependendo da capacidade do vosso windows/pc.
Queria frisar que se o fizerem estarão a fazer um DOWNLOAD ILEGAL, pois o software em questão ainda só foi lançado oficialmente no Japão... e como todos já devem de saber, os download's ilegais podem ser convertidos em multa e/ou pena de prisão, por isso se o fizerem ficará ao vosso critério e inteira responsabilidade.
Este blog simplesmente vos está a dar a conhecer a possibilidade de ser adquirido o programa antes de ser lançado oficialmente em Portugal e/ou no Brasil e, não vos está a incentivar a fazer seja o que for, pois como já referi... se fizerem o download do programa, ficará à vossa inteira responsabilidade.
Assim que o programa for lançado oficialmente, eu postarei aqui no blog os link's oficiais da Autodesk para todos poderem fazer o download trial de 30 dias.
Sem outro assunto de momento...!!!
O novo AutoCAD® está de volta, este permite ajudar a criar designs incríveis na sua plataforma de eleição. AutoCAD fornece ferramentas powerhouse 3D design e ferramentas de desenho que economiza o seu tempo. Ele tira o máximo partido da plataforma Mac OSX®, com uma interface de utilizador intuitiva. Partilhe arquivos, independentemente da plataforma com suporte nativo para a tecnologia DWG™.
O AutoCAD® é o líder da indústria em modelação, concepção e desenho CAD 3D, projectos de arquitectura e engenharia e uma das melhores aplicações CAD do mercado em termos de capacidades de personalização e expansão.
Projecte e dê forma ao mundo à sua volta com as funcionalidades potentes e flexíveis proporcionadas pelo software de projecto e documentação AutoCAD, uma das ferramentas CAD 2D e 3D líderes mundiais. Acelere a documentação, partilhe ideias com continuidade e explore-as de forma mais intuitiva em 3D. Com milhares de módulos adicionais disponíveis, o software AutoCAD oferece a solução mais avançada em termos de flexibilidade, personalizada à sua medida. Está na altura de levar o projecto mais além. Está na altura do AutoCAD.
Os requisitos de sistema para AutoCAD 2013, são praticamente os mesmos que os dois últimos lançamentos, com a exceção de não apoiar oficialmente o Windows Vista (não bloqueia a instalar, apenas não é suportado.) Lembre-se que os requisitos do sistema não são um tamanho único, pois há um número de fatores que afetam o quanto os recursos do seu sistema pode precisar. Os fatores podem ser a partir da complexidade de seus desenhos, 2D ou 3D, estilos visuais, etc... Estes requisitos são também os mais baixos requisitos de sistema sugeridas ideais, para usá-lo como uma base sugerida.
Tanto para 32 como 64 bits, usando fluxos de trabalho de modelagem 3D:
Memória 4 GB de RAM ou mais
6 GB livre em disco disponível, não incluindo os requisitos de instalação
1.280 x 1.024 True color adaptador de vídeo 128 MB ou superior, Pixel Shader 3.0 ou maior apoio por sua placa de vídeo, Direct3D estação de trabalho compatível placa gráfica.
Uma das coisas saturantes no nosso dia dia como utilizadores de AutoCAD, é andarmos sempre apagar todos os ficheiros backup com a extensão .bak das nossas pastas do computador... por isso, é possível programarmos o nosso pc a partir de um ficheiro de texto .txt para limpar (apagar) todos os ficheiros .bak criados pelo AutoCAD.
Para fazerem isso basta:
Dentro de uma pasta, criar um novo documento de texto (.txt).
Para isso basta clicarem com o botão do lado direito do vosso rato e selecionarem a opção"Novo" e depois "Documento de Texto".
Depois devem de selecionar e copiar (Ctrl+C) o seguinte texto para o colar (Ctrl+V) no novo Documento de Texto que vocês criaram:
del log_limpeza.txt echo %date% %time% >> log_limpeza.txt echo - >> log_limpeza.txt echo Foram removidos os seguintes ficheiros *.bak>> log_limpeza.txt del /S *.bak >> log_limpeza.txt echo %date% %time% End of Line >> log_limpeza.txt
No final devem de salvar o ficheiro com o seguinte nome e extensão:
- limpar temporários CAD.bat
NOTA:
São eliminados apenas os ficheiros que têm qualquer_nome.bak e os ficheiros eliminados não vão para a reciclagem.
AutoCAD WS mobile permite que o utilizador visualize e trabalhe os desenhos em AutoCAD diretamente no iPad, iPhone ou iPod touch. Com a precisão oferecida pelo ecrã do iPad ou iPhone, o profissional pode desenhar, anotar ou mesmo desenvolver sobre projetos começados no computador, sem que perca produtividade, aliás, esta ferramenta torna inútil carregar o papel de um lado para o outro, tudo pode ser visto e apresentado diretamente no iPad.
Em termos de visualização esta ferramenta permite:
Abrir imagens em DWG diretamente neste gratuito programa que suporta estes formatos;
Ver todos os aspetos referentes a um ficheiro DWG, incluindo referências externas, camadas e imagens sobrepostas;
Usar multi-touch zoom permitindo visualizar comodamente imagens em grandes escalas.
Antes de mais o serviço requer que crie uma conta de utilização. Depois disso, tenha a liberdade de consultar os projetos com rigor e precisão.
A aplicação abre um segmento muito importante, principalmente porque estamos a falar de uma área muito técnica ligada à computação gráfica, onde muitos outros segmentos estão inseridos.
A grande facilidade é transpor os projetos desenvolvidos no computador para o iPad. Poderá transportar como se tivesse o original, podendo mesmo editar e criar anotações. Depois, faça o inverso, receba no desktop tudo o que alterou no ficheiro.
Conforme poderá ver nestes screens, existem vários menus de ferramentas para poder anotar, acrescentar objetos, entre outras opções importantes e úteis.
Este software está intimamente ligado com uma outra plataforma já testada e em expansão, a cloud. A Autodesk está a concentrar um serviço otimizado que passe pela partilha usando a web com implementação de trabalho colaborativo útil a este segmento de portabilidade.
É mais um excelente serviço gratuito que vem dar ao iPad aquela utilidade sempre reclamada pela Apple e muitas vezes desvalorizada pelos hipotéticos concorrentes que ainda não acordaram para este segmento do futuro.
O que há de novo?
Snap Preview:
Esta funcionalidade é extremamente importante dado o espaço de ecrã disponível para trabalhar. Assim, com o Snap Preview, o utilizador pode ampliar o ponto onde o dedo toca no projecto, permitindo desenhar ou modificar as áreas de forma precisa. Esta era uma função super necessária tendo em conta a natureza dosoftware.
Copy Tool:
Para quem trabalha com objectos, a função copiar e colar é importantíssima. Assim, nesta versão agora lançada, a AutoDesk disponibiliza a função Copiar para poder duplicar objectos de forma rápida e pratica.
Seleccione uma área e faça copiar, depois cole onde pretender.
Brush Tool:
Esta funcionalidade foi melhorada no AutoCAD WS 1.2. O desenho à mão livre é muito importante para marcar e colocar notas gráficas nos projectos e, agora, com um conjunto novo de pincéis, o utilizador pode definir a espessura do traço, cor e outras características. Além dessas alterações, a ferramenta foi aperfeiçoada e está agora mais responsiva à solicitações do utilizador.
Feet and Inches:
AutoCAD WS 1.2 permite agora mostrar as medidas em unidade inglesa ou unidade imperial (pés e polegadas).
Além destas novidades o AutoCad WS traz novos idiomas estando assim disponível em chinês, francês, alemão, italiano, japonês, coreano, português e espanhol.
O AutoCAD WS mobile permite que o utilizador visualize e trabalhe os desenhos em AutoCAD directamente no iPad, iPhone ou iPod touch e agora também nó Android. Esta ferramenta oferece um conjunto simples de ferramentas de visualização, edição e anotação para que o utilizador possa trabalhar a partir de qualquer lugar.
Em termos de visualização o AutoCAD WS permite:
Abrir projectos em DWG directamente na aplicação
Ver todos os aspectos referentes a um ficheiro DWG, incluindo referências externas, camadas e imagens sobrepostas.
Usar zoom Multi-Touch zoom permitindo visualizar comodamente imagens em grandes escalas
O profissional pode desenhar, anotar ou mesmo desenvolver sobre projetos iniciados no computador. Por outro lado e uma vez que tudo pode ser apresentado no Android, o utilizador não tem a necessidade de carregar o papel de um lado para o outro.
Veja o AutoCAD WS em acção no Android:
Como instalar o AutoCAD WS no Android?
Caso queiram experimentar esta aplicação, basta que apontem o vosso leitor de códigos QR para a imagem abaixo, e serão encaminhados para a aplicação no Android Market.
O AutoCAD WS funciona em equipamentos com Android 2.1 ou superior. Os dispositivos recomendados devem possuir processador de 1 GHz e 512 MB de RAM.
O AutoCAD WS é um AutoCAD na web, isso mesmo! E você pode usar também no seu Iphone e no seu Ipad!
Você pode abrir, fazer pequenas edições e compartilhar o arquivo com seus clientes, alunos, amigos, parceiros.
E o melhor de tudo:
É GRÁTIS!!!!
Acesse http://www.autocadws.com/ Se você já tem um login usado para os sites da Autodesk, basta digitar seu email e senha. Se você não tem, crie uma conta.
Após fazer login, você será direcionado para a página do aplicativo online:
Você verá sua tela dividida em 2 partes: - coluna à esquerda onde tem acesso às mensagens sobre suas atualizações, seus arquivos/pastas e o editor online. - a janela à direita mostra o que você selecionar na coluna da esquerda. Na imagem acima você está visualizando os arquivos/pastas da minha conta.
Para abrir um arquivo, localize na pasta, selecione e clique no botão OPEN:
O arquivo será aberto no editor online:
Os comandos Zoom e Pan são acessados através do botão do meio do mouse, como no AutoCAD: girar para Zoom e apertar/arrastar para Pan. Para selecionar: clique e arraste formando uma janela em volta do que você quer selecionar e clique novamente para terminar a seleção. As teclas ESC, DELETE, ENTER e BACKSPACE tem as mesmas funções do AutoCAD do seu computador. Você tem 6 Tabs que dão acesso aos comandos:
Você pode fazer upload de seus arquivos dwg: - Direto do Editor: Tab Home - Open - Upload Files:
Clique em Browse e escolha o arquivo:
- Ou escolha Drawings na coluna da esquerda e clique no botão Upload:
Você poderá fazer upload de até 10 arquivos de uma só vez. Note que ao lado do botão Upload, você tem acesso: - a compartilhar no botão Share, - a fazer download, - e a abrir o arquivo selecionado. Você pode selecionar mais de um arquivo para abrir no Editor Online:
E você pode fazer o upload direto do seu AutoCAD no seu computador. Para isso você deverá ter o plugin instalado. Clique em AutoCAD Plug-in:
Outra página será aberta para que você faça download do aplicativo para a sua versão do AutoCAD:
Existem 2 opções de compartilhamento no AutoCAD WS: - Link por email: você deverá digitar o email das pessoas com quem deseja compartilhar o arquivo:
Ou clique no botão Share que aparece no canto inferior direito:
Em Set Permissions você define se habilita a edição e/ou o download do arquivo com quem está compartilhando:
- Link para distribuir para quem você quiser, que pode ser enviado por email ou colocado em Blogs, Sites, etc:
Agora que você já está se familiarizando com o AutoCAD WS, que tal testar?
O AutoCAD WS não suporta:
- parametrização
- blocos dinâmicos
Eu tenho feito alguns testes e o que descobri:
- arquivo com informações paramétricas: é aberto, mas não mostra as informações paramétricas
- arquivo com blocos dinâmicos: o bloco é mostrado, mas não é encontrado para inserção novamente e suas funções dinâmicas não são mostradas.
O AutoCAD WS para web (pc) tem outras limitações que são explicadas.
Para Iphone e Ipad, o AutoCAD WS é um pouco mais limitado comparando com a versão para web (pc).
Mas, tem uma coisa muito legal na nova versão para Ipad:
Você não precisa estar conectado à internet para editar e visualizar os seus arquivos.
Basta que você sincronize antes de sair de casa ou do escritório, então você poderá abrir os arquivos no seu Ipad em qualquer lugar, mesmo sem conexão com a internet!
Provavelmente esta novidade está disponível para Iphone.
O AutoCAD WS para Iphone e Ipad são gratuitos e podem ser adquiridos na App Store.