Dúvidas

Este tópico é destinado a todos os leitores/seguidores do blog APRENDER AUTOCAD, para poderem tirar as suas dúvidas e/ou darem as suas opiniões e/ou comentários acerca do próprio AutoCAD ou mesmo do próprio blog, para futuras melhorias ou até mesmo para futuras publicações.

Não exitem em se expressar caso precisem de alguma ajuda na elaboração dos vossos projectos, ou até mesmo na vossa aprendizagem, pois eu estou cá mesmo para vos ajudar no que precisarem.

Qualquer coisa basta deixarem um comentário, que eu responderei ao/s mesmo/s assim que possível.


Sem outro assunto de momento...

95 comentários:

  1. trabalho com o auto cad 2012 so que a hachura dele da uma travada quando eu do o comando da tela para selecionar a area como sera que posso resolver esse problema.
    obrigado

    ResponderEliminar
  2. Mas bloqueia só por uns instantes ou bloqueia por completo???

    ResponderEliminar
  3. Bom dia.
    Gostaria de saber onde devo instalar O "VBA enabler" para o AutoCAD 2012?
    Muito grato ficaria se pudesse obter uma explicação.

    ResponderEliminar
  4. Boa noite.
    Realmente, de momento, está resolvido com o auxílio de um amigo.
    De qualquer forma fico-lhe agradecido por me ter respondido.Se mo permitir recorrerei a si quando me surgir outro problema.
    Aceite os meus sinceros parabéns pela sua iniciativa, de que tive conhecimento muito recentemente.
    Até breve,
    Mariano Pires

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde.
      Muito obrigado por gostar do blog, e sim, sempre que precisar de alguma coisa, basta perguntar que eu ajudarei no que me for possível.
      Sempre que achar também que deva de publicar alguma questão ou algum material importante no blog, basta dizer, que eu assim o farei.

      Cumprimentos!!!

      Eliminar
  5. Boa tarde,

    Tenho esta dúvida: Existe a função explode para separar uma figura em linhas individuais. Num dos seus tutoriais teve de recorrer a essa função para fazer o tickness de uma figura senão o resultado seria um sólido ao passar para 3D. Mas e se precisarmos de fazer o contrário? Precisarmos de juntar as linhas todas para extrudir para um sólido compacto. Existe alguma função? Estou me a explicar bem? ;)

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  6. Boas Filipe,

    Sim, explicou-se bem. Existe sim um comando para isso. Aliás, até existe dois... um é o comando "Boundary" e o outro é o comando "Pedit". Se por acaso precisar, eu farei uma vídeo-aula a explicar como se executa estes dois comandos.

    Cumprimentos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito Obrigado. Não é preciso. Experimentei das duas maneiras e resultou. O Boundary criou por cima das linhas separadas que tinha criado uma polilinha tornando-o num só objecto como pretendido. Depois foi só preciso apagar as linhas por baixo. O comando pedit transformou as linhas separadas em polilinhas directamente. ;) Só não consegui encontra-lo nos paineis. tive de ir pela linha de comandos. Tenho uma memoria visual boa e uma memoria má para nomes. Então para fixar comandos tenho de os ver nalgum lado ou atríbuilos a um lugar específico senão esqueço :P Mas o boundory já faz o que eu preciso e não vou esquecer. Mais uma vez obrigado ;)

      Cumprimentos

      Eliminar
  7. Amigo (a).

    Trabalho com o AutoCAD há mais de 3 anos.To enfrentando um problema bem chato, toda vez que trabalho com desenhos pesados, do tipo inserir um em cima do outro minha máquina da erro de memoria. Erro fatal. Não me conformo, minha configuração é boa, tenho um

    AMD Phenom(tm) II X4 955 3.20GHz
    Memória de 4GB
    Placa de memoria 2GB
    Sistema Operacional Win7 64Bits.

    Preciso de uma ajuda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas amigo.

      Isso pode ter a ver com algum erro que o próprio AutoCAD esteja a provocar... Qual é a versão que usa??? Já experimentou desinstalar o programa e voltar a instalar???

      Eliminar
  8. Olá,
    Não consigo inserir a medida no viewport conforme a instrução:

    1 Click View tabViewports panel New.
    2 In the Viewports dialog box, New Viewports tab, under Standard Viewports, select Single.
    3 Click to specify one corner of the new layout viewport.
    4 Click to specify the opposite corner. A new layout viewport object is available and displays a default view. To adjust the view, double-click within the layout viewport to access model space.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite.

      Não percebi bem a sua dúvida. Qual é a versão do AutoCAD que está a utilizar??

      Esta opção que se está a referir é para dividir o seu ecrã em várias partes, consoante as desejadas e, não é necessário inserir qualquer tipo de medidas.

      Eliminar
  9. Boa noite, estou trabalhando com o autocad 2014 e não to conseguindo dá o camando DI de medir, o que posso fazer para liberar esse comando?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Beatriz, se for o autocad português, digite "CL" (cota linear) ou clique com direito do rato nas caixas e escola "COTA"

      Eliminar
    2. Boa noite Beatriz. O seu problema já está resolvido??

      Eliminar
  10. Olá. Trabalho com o AutoCad 2012 Architecture e quando insiro um bloco num desenho, quando salva aparece erro de referência externa. Também não consigo explodir qualquer bloco inserido. Pode me ajudar? Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite.

      Gostaria de saber se já conseguiu resolver o seu problema?? Se ainda não o resolveu basta fazer o seguinte:
      - Digitalize o comando "XPLODE", selecione o bloco que quer explodir e prima a tecla "ENTER".

      Se mesmo assim não conseguir explodir o bloco faça o seguinte:
      - Faça 2 cliques com o botão esquerdo do rato em cima do bloco para poder editar o mesmo, ou digitalize o comando "BE (BEDIT)", depois irá abrir uma janelinha com os vários nomes dos blocos inseridos no desenho e basta selecionar o bloco pretendido e clicar em "OK". No final irá abrir o editor de blocos com o dito bloco que selecionou. Para o explodir basta selecionar o bloco, digitar o comando "XPLODE" e clicar em "ENTER". Depois é só clicar onde diz "CLOSE BLOCK EDITOR" e clicar na janela que irá aparecer onde diz "SAVE THE CHANGES TO (nome do bloco)".

      E pronto... O bloco irá estar explodido.

      Espero ter ajudado! Mas se continuar a ter alguma dificuldade basta dizer!

      Eliminar
  11. Bom dia eu estou aprendendo a usar o caD 2012, e estou tentando inserir pontos de GPS para medir a minha propriedade, mas eu não consigo achar esses pontos no campo, existe alguma ferramenta que ajuda a encontrar o zoom tá dificil, coloquei o tamanho do ponto 1

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite.

      Não percebi a sua dúvida. Mas ativando o comando "SNAP MODE" digitalizando a tecla (F9) ajuda-o achar pontos mais precisos. Para poder também começar por exemplo uma linha numa determinada coordenada basta clicar na tecla "#" (cardinal)
      Por ex: Se quiser começar uma linha na coordenada (X:100,Y:50) basta digitar o comando "Line", depois clicar na tecla "#", depois digitar 100, depois clicar na tecla "," ou na tecla "TAB" e no fim digitar 50... e pronto, irá começar uma linha nas coordenadas (100,50).

      Espero que a sua dúvida fique esclarecida... mas se não ficar avise.

      Eliminar
  12. Boa Noite estou aprendendo autocad 2014, porem de tanto que fuçei quando vou usar a Line o comando line nao aparece do lado do cursor dentro do autocad nem mesmo a caixa onde coloco por exemplo 27 m que é nessa caixinha que fica junto com cursor, espero que alguem possa me ajudar obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite.

      Se estiver a referir-se ao que eu estou a pensar, é só ativar o comando "DYNAMIC INPUT"... para isso basta digitar a tecla "F12".

      Eliminar
  13. Bom dia. como faço para utilizar o lisp circcen. não estou conseguindo. obrigado

    ResponderEliminar
  14. boa noite ..trabalho no ramo de engenharia ambiental e desenho mapas, planos de terrenos e propriedades rurais, atualmente uso o softwere GIS arcmap, para fazer os mapas ,mas sei que poso fazer com melhor precisão com autocad os polígonos, quando trabalhei com o autocad land 2009 , tenho instalado o autocad 2014 e não encontrei as funções, será que instalei o autocad errado ou uma versão diferente... este autocad 2014 faz planos polígonos pergunto... e obrigado

    ResponderEliminar
  15. Bom Dia, recentemente instalei o Cad 2014 no meu pc, porem usava o 2013.Estou tendo dificuldades nos comandos do teclado, no qual alguns não funcionam, com por exemplo o delete.Antes eu usava o atalho no teclado, selecionava o objeto e ele obedecia.Agora, ele não me da essa opção, eu tenho que selecionar o comando na tela, depois o objeto ai sim ele responde. Estou tendo dificuldades pois sempre usei atalhos.Outra duvida e em relação a edição de textos, não consigo editar, no cad 2013 eu clicava duas vezes no texto ele abria a caixa e eu modificava, nesse cad novo não me dão essa opção.Como faço com os comandos de atalho e essa edição de texto?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, boa noite.
      É estranho estar-lhe acontecer essas situações, pois porque o AutoCAD 2014 também deixa apagar objetos com o DELETE e selecionar textos fazendo 2 cliques no mesmo. Deve de estar haver algum problema com o seu AutoCAD...
      Experimente novamente e se continuar a não conseguir avise-me, que é para podermos tentar resolver a situação de outra maneira, ok??

      Cumprimentos!
      Gustavo Santos

      Eliminar
  16. Oie, bom dia

    Trabalho com autocad 2014, criei um bloco com o nome errado e gostaria que me ajudasse a editar o nome do bloco pois não estou conseguindo.

    Desde já agradeço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, boa noite Mayara,

      Vá à pasta de destino onde se encontra o bloco guardado e mude o nome do ficheiro. :)
      ... Ou então clique 2 vezes no bloco para o poder editar e depois vá em cima do lado esquerdo onde diz "OPEN/SAVE" e depois onde diz "Save Block As"... para poder gravar novamente o bloco, mas com um nome novo.

      Eliminar
  17. Boa noite, espero que possam me ajudar.
    Não estou conseguindo colocar uma toolbar com as cotas no autocad 2014. Alguém sabe me dizer como colocá-la?
    Desde já agradeço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas.
      Tem o programa definido para que "Workspace"?? "AutoCAD Classic", "3D Modeling" ou "Drafting & Annotation"??
      Para ver isso basta digitar o comando "WSSETTINGS" e ver qual a opção que está escolhida onde diz "My Workspace".

      Eliminar
  18. Gustavo tem como vc mim mandar uma apostila de auto cad 2014 traduzida para português to sem grana para comprar um livro mais gostaria de aprender auto cad ou um link com uma apostila grátis 2014. Desde já agradeço

    ResponderEliminar
  19. Como eu eu deixo as minhas ferramentas do lado esquerdo da tela do AutoCAD 2013? Igual a figura apresentada como Capa do blog de voces! Muito obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Diego.
      Para isso basta ter o AutoCAD definido para "AutoCAD Classic", activar as barras de ferramentas que deseja e depois arrastá-las para onde quer.
      Qualquer outra dúvida acerca disso basta dizer. ;)

      Eliminar
  20. Olá, como faço para configurar o autocad 2014 para metros?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas.
      Vá a:
      "Options; User Preferences" e em "Insertion Scale" se tiver Milimeters ou qualquer outra opção mude para Meters.

      Eliminar
  21. olá, como faço para instalar o AutoCAD 2014 está a apresentar um erro na execução do setup como esse aqui :
    não foi possível localizar o ponto de entrada do procedimento lzmaDec_free na DLL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. estou com o mesmo problema, alguém??

      Eliminar
  22. Oi, estou com problemas na lisp do autoCad 2015. Eu consigo carregar as mesmas que usava no 2010, por exemplo? se não, há uma conversão dessas lisps ou novas terão de ser feitas? Muito Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Rebeca.
      Eu ainda não usei muito o AutoCAD 2015, mas vou tentar saber isso e depois logo lhe digo alguma coisa, ok?

      Eliminar
  23. Boa noite to com um problema uso o auto CAD 2013 e fui instalar novos hatch e quando fiz isso sumiram todos os atalhos o m de move o l de line o h de hatch tudo e ainda por cima os hatch não funcionam estão travando queria saber se tem como tirar os hatch q coloquei ou fazer outra coisa...obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas,
      O melhor que secalhar tem a fazer mesmo é re-instalar o AutoCAD.

      Eliminar
  24. Boa noite. Sou iniciante no auto cad, utilizo a versão 2014. As barras de ferramentas que ficavam na lateral da tela sumiram, como faço para colocá-las novamente?obrigada.

    ResponderEliminar
  25. Boa noite Gustavo Santos, eu sou iniciante no Autocad versão 2015 e gostaria de uma ajuda para me tornar um projetista na área elétrica(construção civil). Aguardo seu contato breve....Maurício Brito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Maurício.
      Diga-me exactamente o que precisa, que eu o ajudarei de bom grado. ;)

      Eliminar
  26. Olá, boa tarde.
    Estou com uma duvida referente ao "notebook para o AUTOCAD 2014". Ele precisa de placa de vídeo NVidia? Qual seria a recomendação de requisitos do notebook para o autocad 2D rodar sem agarrar?
    Obrigado pela ajuda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Rossan.
      Não precisa propriamente de placa NVidia para o AutoCAD 2D funcionar bem.

      Eliminar
  27. Bom dia, alguem teve problemas no CAD2014 com o comando FIND? não consigo usá-lo.....

    ResponderEliminar
  28. CARO GUSTAVO ESTOU COM UMA DUVIDA QUE ESTA ME ATRAPALHANDO MUITO NOS MEUS PROJETOS, SE PODER ME AJUDAR FICARIA MUITO AGRADECIDO. BEM VAMOS LÁ, NA ROTINA DE LISP (STDNUMBER) NÃO SEI QUAL O COMANDO PARA ACIONAR OU SEJA OQUE EU DIGITO, POIS TENTEI O DIGITAR O NOME DA ROTINA E NÃO FUNCIONOU, VENDO QUE FAÇO PROJETOS QUE PRECISO NUMERAR POSTES E CHEGA A SER MAIS DE MIL, IMAGINA O TRABALHO QUE TENHO PARA EDITAR TANTOS.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Ludmiller.
      Vais fazer o seguinte...
      Vais abrir o "VISUAL LISP EDITOR", depois de te abrir uma janela vais clicar no icone do "Open file" e vais seleccionar o ficheiro do comando "STDNUMBER".
      Depois de o fazeres vai-te abrir as definições do comando e no ínicio onde diz:

      "(defun stdno(/ pnt1 start rot count ang inc)"


      vais adicionar um "c:" atrás de "stdno", ou seja, vai ficar assim:

      "(defun c:stdno(/ pnt1 start rot count ang inc)"


      Depois é só clicares no ícone de "Save" e já está. Basta depois arrastares o ficheiro do comando para a área de desenho do AutoCAD e usufrui-lo.
      Espero que ajude. ;)

      Eliminar
    2. DESCULPA MINHA FALTA DE CONHECIMENTO, MAS COMO ARRASTO O FICHEIRO DO COMANDO?

      Eliminar
    3. Basta ficar a clicar com o botão do lado esquerdo do rato no ficheiro e arrastá-lo para ambiente de trabalho do AutoCAD e depois largar o botão do rato.
      É exactamente igual como se estiver arrastar um icone qualquer no ambiente de trabalho do seu computador.

      Eliminar
  29. Eu já instalei o autocad 2015 e 2014, mas sempre no comando trim ele trava por completo e não volta de jeito nenhum, tenho que fecha-lo e abrir de novo para que volte você saberia qual o problema?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O programa chega a bloquear por completo, ou só mesmo o comando?

      Eliminar
  30. Bom dia,
    Estou tentando instalar o autocad 2014, e quando clico no setup de instalação aparece a seguinte mensagem" o sistema não pode abrir o dispositivo ou arquivo especificado"

    Daí não instalar

    O que fazer nesse caso?

    Desespero total

    Aguardo retorno

    Desde já muito obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Bruno.
      Está a clicar no ícone correto??
      O melhor a fazer seria usar o "Daemon Tools" e fazer um arranque automático do ficheiro "ISO" original.

      Eliminar
  31. boa noite

    tenho instalado aqui o autocad 2014 , mas não consigo colocar tolerância nas peças mecânicas .
    vc pode me ajudar com isso?

    agradeço desde ja

    ResponderEliminar
  32. Bom dia,

    Existe algum comando no autocad que permite cotar varis segmentos em uma única vez?

    ResponderEliminar
  33. Boa tarde! Estou com problema em um arquivo do autocad. Ele está muito sujo, cheio de Texto Style, coisa que não uso, que provavelmente adquiri copiando algo de outro arquivo. Já usei Purge, Audit e outra comandos que não me recordo agora e não resolveu. Devido a isso, meu arquivo está muito pesado e lento. Sempre q tendo copiar uma coisa de outro arquivo, quando colo ele dá esse erro :
    Command:
    Command: _pasteclip Duplicate definition of block _DotSmall ignored.
    Duplicate definition of block cotatick ignored.
    Duplicate definition of block carrinho corte ignored.
    Substituting [simplex.shx] for [WORKING.shx].
    Substituting [simplex.shx] for [WORKING.shx].
    Substituting [simplex.shx] for [WORKING.shx].
    Substituting [simplex.shx] for [WORKING.shx].
    Substituting [simplex.shx] for [WORKING.shx].
    Substituting [simplex.shx] for [WORKING.shx].
    Substituting [simplex.shx] for [WORKING.shx].
    Substituting [simplex.shx] for [WORKING.shx].
    Substituting [simplex.shx] for [WORKING.shx].
    Substituting [simplex.shx] for [WORKING.shx].
    Substituting [simplex.shx] for [WORKING.shx].

    Vc poderia me ajudar?? Com alguma dica ou alguma rotina que faça essa limpeza?
    Desde já agradeço e parabéns pelo trabalho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Daphany, tenho o mesmo problema que você. Os nomes são outros (_dot, _Archtick). Você conseguiu resolver de alguma forma?

      Eliminar
  34. Olá Gustavo,

    Estou tendo problemas com uma lisp que funcionava perfeitamente em outras versão do AutoCAD mas, agora, na versão 2014 não funciona direito. Ela carrega com erros, e funciona mal, não preenche uma tabela que antes era preenchida automaticamente...
    Já inclui o caminho desta lisp no "Trusted Locations" mas ainda não funcionou...
    Você consegue me ajudar com isso? Ou indicar alguma pessoa que possa fazer este serviço (podemos pagar)?
    Grata,
    Naiana

    ResponderEliminar
  35. Boa Noite, usava um Lips no CAD 2010 e agora troquei meu cad para o 2015 e meu lisp nao funciona vc sabe como altero o lisp para funcionar no cad novo? o nome do meu lips e TOPO se me passar um email te envio ele pra vc poder dar uma olhada.

    ResponderEliminar
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  37. boa tarde uso o cad 2015 e ele ta travando, ja desativei o layer de hachura mais mesmo isso ele trava, oque posso fazer para resolver esse problema?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde.
      Ele trava quando o abre ou quando executa algum comando?

      Eliminar
  38. Prezados, ate hoje nao consegui encontrar alguem que solucionasse minha duvida, por isso venho solicitar a ajuda de todos voces :
    Quando eu crio varias abas no auto cad com a configuração de plotagem ja definida para um plotter X com formato X1, eu utiliso o recurso Publish para plotar todas as abas de uma só vez. Ai que vem o problema. Suponhamos que por qualquer motivo, o plotter tenha sido substituido por outro ou precise alterar o formato da folha X1 para Y, como faço para fazer essa configuração em todas as abas de uma vez só, pois se selecionar todas, o plot manager fica desabilitado, me forçando fazer essa alteração, aba por aba. Alguem ai teria um passo a passo, como devo proceder.
    Outra coisa, alguem ai tem um lisp que calcula a declividade entre dois pontos e já escreve o texto entre os pontos? se tiver e puder me passa, serei muito grato, meu email é crutt@globo.com
    Obrigado

    ResponderEliminar
  39. Boa tarde,to começando agora a mecher no autocad 2015,mas quando eu faço os desenhos n aparece de jeito nenhum as medidas.
    O que eu posso fazer quanto a isso, ja tentei de todo jeito mas n da certo

    ResponderEliminar
  40. boa tarde, estou com um problema, trabalho com o autocad 2013 e tenho uma peça desenhada com partes a baixo do plano de X. o que me esta a acontecer é que para executar o comando helix seleciono os pontos negativos na peça e o autocad elabora a helix a partir de pontos no plano de X. o que se passa? por favor ajude-me

    ResponderEliminar
  41. Boa tarde. Trabalho com o Autocad LT 2015. Como faço para que sempre que selecione uma linha ou um polígono me apareçam automaticamente os pontos notáveis do OSNAP? É que mesmo tendo o OSNAP ON os pontos notáveis só me aparecem se eu tiver selecionado previamente um comado (tipo COPY, FILLET, etc...).

    Obrigada,
    Paula

    ResponderEliminar
  42. Olá, Bom dia. Estou tendo dificuldade em utilizar os comandos TRIM e EXTEND, no Autocad 2015. Toda vez que preciso utilizá-los, o programa trava e para de funcionar, às vezes, dando erro e tendo que reiniciar de onde tinha salvo. Antes de achar essa página de dúvidas, verifiquei que existem correções, baixei a do Autocad 2015, contudo, ainda não resolvi o problema. Você poderia me ajudar?
    Grata, Raíssa.

    ResponderEliminar
  43. Bom dia,Alguém me da uma LUZ... Meus arquivos em cad estão travando muito impossível de trabalha. Sempre que tenho que abrir um arquivo, primeiro tenho que abrir o programa, para de lá abrir o arquivo.nunca abre direto.trabalho com Autocad 2015, meu computador tem configurações boas(i7,16GB, processadoR AMD,)Não sei mais o que fazer, já instalei novamente o CAD, inclusive baixei do site autodesk a versão estudante, mas não adianta

    ResponderEliminar
  44. Boa noite, Alguèm poderia me informar o que faço para transformar o autocad 2016 no modo clássico.

    ResponderEliminar
  45. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  46. Ola! Tenho autocad 2010 e sou iniciante, gostaria de saber como retirar o Specify opposite corner do mouse,ele atrapalha bastente!! Obrigado!!

    ResponderEliminar
  47. Ola! Tenho autocad 2010 e sou iniciante, gostaria de saber como retirar o Specify opposite corner do mouse,ele atrapalha bastente!! Obrigado!!

    ResponderEliminar
  48. BOA TARDE acabei de instalar a versão do autocad 2016 e gostaria de saber se há a possibilidade de fazer aparecer aquela barra do comando OSNAP onde selecionamos os comandos de ajuda que pretendemos

    ResponderEliminar
  49. Bom dia,
    gostaria de saber como faço para que uma linha de cota depois que eu ja cotei um objto, para ela nao ficar normal, e sim, ficar na direção da linha do objeto. Obg.

    ResponderEliminar
  50. qual o comando purge em portugues no autocad 2016?????

    ResponderEliminar
  51. Boa tarde, sou iniciante no autocad e não sei que comando eu ativei que mudou minha configuração... Anteriormente quando queria desenhar uma linha iniciando a partir de um ponto específico, eu posicionava o cursor em um ponto, arrastava o mouse e aparecia a extensão onde eu podia digitar a quantos metros do ponto iria iniciar minha linha.. Agora quando faço isso, a linha inicia de um ponto fora do meu desenho, parece estar usando outra coordenada como referencia... alguem pode me ajudar???

    ResponderEliminar
  52. Bom dia. Alguns dos meus comandos não funcionam no autocad 2016, mesmo eu tendo carregado os lisps. Como faço?

    ResponderEliminar
  53. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  54. Bom dia, Uso o autocad 2012 algum tempo para trabalhar com uma biblioteca chamada "CADGiS"
    Apos a instalação da biblioteca, tenho de entrar no autocad e fazer LOAD_LGC_CUI e a partir dai já tenho a biblioteca no meu autocad para poder trabalhar.

    Agora se eu instalar outro AUDOCAD mais recente ao fazer todo o processo ao chamar LOAD_LGC_CUI ele nãp aparece no "command" sei que é possivel porque já vi uma pessoa a trabalhar com o autocad 2015 com essa biblioteca CADGIS mas não foi ela que instalou mas sim a empresa que facultou o CADGIS.

    O que me leva a alterar para o autocad2015 é que o meu portatil é melhor do que essa pessoa e no 2015 os processos do CADGIS correm rapidamente "TEste de qualidade" e no autocad 2012 é lentissimo, só se à outra maneira de resolver o processo para correr os teste de qualidade mais rápido. "são teste de qualidade dependedo o projecto que pode demorar de 5 a 40 minutos dependo o projecto. enquanto no 2015 essa pessoa o mesmo teste de 40 minutos corre em 3,4 minutos.

    Alguem me consegue ajudar?
    obrigado

    ResponderEliminar
  55. boa tarde parceiro agradecia que explicas ses como eu extraio cota de um projecto?

    ResponderEliminar
  56. Boa tarde Gustavo.

    Tenho aqui algumas dúvidas e gostaria de te questionar.
    Sou do Porto e ando em busca de uma formação de autocad (paga ou financiada), onde se aprenda, tenha uma boa estrutura os conteúdos programáticos e que as empresas valorizem.
    Com o 12º ano e curso de CAD quais são os trabalhos que normalmente consigo encontrar?? Será que poderei desenvolver projectos ou terei de ter uma licenciatura para tal??

    Desculpa estar a bombardear-te de perguntas mas tenho muitas duvidas relativamente a essas questões e se me podesses ajudar agradecia.

    Um grande abraço
    João Pinto

    Nota: Tens aqui um grande blog ;)

    ResponderEliminar
  57. você pode mim informar o comando imprint em português, esse comando é o mais utilizado para fazer telhado em 3d?

    ResponderEliminar
  58. Bom dia!!!

    Fiz algumas alterações em um projeto de autocad e na hora de imprimir o projeto as linhas que modifiquei ficaram com uma espessura maior que o restante das linhas do projeto. Coloquei a mesma espessura em todos os layers, e as linhas continuaram desiguais. Selecionei todo o projeto e coloquei todas as linhas com o mesmo tipo de layer e nenhum resultado satisfatório. Explodi todo o desenho, coloquei apenas o tipo de layer e apaguei os outros layers que existia, mas o problema ainda persisti.

    Diante de toda esta dificuldade peço encarecidamente a ajuda de vocês....
    Desde já muito obrigado.

    ResponderEliminar
  59. Boa noite, minha duvida é com relação a inserção do papel no layout, após configura ele e iniciar a elaboração das margens da prancha digito o comando line e insiro a coordenanda 0,0 e minha linha aparece distante do papel, ou seja o papel não estao sendo lançando na origem.

    ResponderEliminar
  60. Boa noite, minha duvida é com relação a inserção do papel no layout, após configura ele e iniciar a elaboração das margens da prancha digito o comando line e insiro a coordenanda 0,0 e minha linha aparece distante do papel, ou seja o papel não estao sendo lançando na origem. COMO AJUSTO ISTO? E O QUE EU FIZ PARA ISTO ACONTECER.

    ResponderEliminar
  61. Como posso fazer para apagar um trecho da hacth de um arquivo já salva

    ResponderEliminar
  62. O ucs do meu cad ficou colorido e como se tivesse espessura, como volto ele para o normal.

    ResponderEliminar
  63. O QUE SIGNIFICA O SEGUINTE:
    Substituting [simplex.shx] for [TMODELF].
    Substituting [simplex.shx] for [ROMANS8.SHX].
    NA ABA DE COMANDOS RECENTES?

    ResponderEliminar
  64. Quando uma vou fazer uma cota no AutoCAD em vez de aparecer a cota, aparece uma marcação tipo um retângulo em vez da cota. Alguém pode me ajudar??

    ResponderEliminar