10 outubro 2010

Comandos de precisão - OBJECT SNAP:

Este nome e dado ao menu de comando de precisão do AutoCAD, que são comandos que reconhecem pontos importantes de entidades; qualquer que ela seja. Para activar o menu OSNAP basta clicar no botão do meio do mouse se este for configurado para tal, senão pressione as teclas Shift + Enter e seleccionar com o botão de selecção a opção de precisão desejada. Se não quiser o OSNAP, se este tiver sido clicado acidentalmente, pressione o botão de selecção fora dele ou utilize a opção None. Algumas das opções do menu OSNAP são direccionadas para desenhos tridimensionais.


Os comandos de precisão serão, a partir de agora utilizados com bastante frequência. Para desenhos que exigem precisão é muito importante a utilização desses comandos, pois somente a partir deles você conseguirá um projecto confiável.


Vamos agora conhecer os principais comandos de precisão:

EndPoint - Seleciona o ponto final de uma linha, não importando como ela foi formada (pelos comandos Polyline , Line, Rectangle, Polygon, etc). Nenhum influi na captação deste ponto, nem de qualquer outro mencionado abaixo.

MidPoint - Selecciona o ponto médio de uma linha.
 
Intersection - Selecciona o ponto de intersecção entre duas entidades.

 
Apparent Intersection - Selecciona uma intersecção aparente: não existente entre duas entidades.
 
Center - Selecciona o centro de uma circunferência ou de um arco.

Quadrant - Selecciona o ponto de quadrante de uma circunferência ou de um arco.

Perpendicular - Selecciona o ponto perpendicular de uma entidade em relação à outra. Normalmente usa-se para esticar ou construir linhas perpendiculares a outras existentes.

Tangent - Utilizado para construir entidades tangentes à outra já existente, podendo ser feito entre linhas e círculos, linhas e arcos, círculos e círculos e arcos e arcos.

Node - Selecciona como referencia um ponto construído com o comando POINT.
 
Insertion - Selecciona o ponto de inserção de textos, blocos e atributos, que depende do método em que estes são colocados na área gráfica. Veremos esse comando junto com os capítulos referentes a estes comandos a cima.

Nearest - Selecciona um ponto qualquer em qualquer entidade, dependendo da posição do clique de selecção sobre ela.
 
Extension - Selecciona um ponto a partir de uma extensão de um Endpoint, podendo até digitar um valor.

Parallel - Constrói entidades paralelas a outras já existentes.

6 comentários:

  1. No auto cad 2014 quando tentamos diz: comando endp desconhecido pressione f para obter ajuda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não percebi colega.
      Isto não são comandos que devem de ser executados. São opções que podem ser ativadas no "Object Snap", para nos facilitar os nossos trabalhos e executá-los com precisão.

      Eliminar
  2. O problema do meu é que todas as opções estão ativas, das janelas do lado esquerdo e o perpendicular do lado direito, mas a extensão e interseção não funcionam quando quero desenhar no modelo, a guia de desenho do Cad. Resetei ele e persiste no erro. O que eu faço?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Tive o mesmo problema, veja se ajuda:
      digite: osnap + Enter
      procure por Options

      Na janela de opções procure:
      Alignment Point Acquisition

      Ative: Automatic

      Eliminar
  3. O problema do meu é que todas as opções estão ativas, das janelas do lado esquerdo e o perpendicular do lado direito, mas a extensão e interseção não funcionam quando quero desenhar no modelo, a guia de desenho do Cad. Resetei ele e persiste no erro. O que eu faço?

    ResponderEliminar
  4. OLÁ ROBERTA, EU USO O AUTOCAD 2013 NO TRABALHO E O 2016 EM CASA, E O SNAP NÃO PEGA DE JEITO NENHUM NO HATCH! EU JÁ DESCLIQUEI A OPÇÃO "IGNORE HATCH OBJECTS E NADA!

    ResponderEliminar