09 outubro 2010

Técnicas e Dicas:


Acelerar a inicialização do AutoCAD
Acelerar a inicialização do AutoCAD saltando a apresentação do logótipo que aparece no início da abertura do programa. Na área de trabalho do Windows clicar com o botão direito sobre o ícone do AutoCAD > Propriedades > Clicar na guia Atalho > No campo “local de destino” acrescenta-se no final da linha após as aspas um espaço e digita: /nolog


Salvar as configurações do AutoCAD para levar para outro Computador
Salvar as configurações da área de trabalho do AutoCAD, tais como: dimensões da caixa de diálogo, cor da área de trabalho, cor do cursor, todas as barras de ferramentas com as devidas localizações, menu de topos carregados, algumas variáveis do sistema, etc. Após o AutoCAD aberto clicar no menu Tools > Preferences (AutoCAD R14) ou Tools > Options (a partir do AutoCAD 2000) > Clicar na Guia Profiles > Clique no botão Export > Após aberta a caixa de diálogo “Export Profile > Selecione uma pasta para guardar o arquivo > Digite o nome sugestivo para o arquivo > OK > O AutoCAD irá gerar um arquivo *.ARG que o usuário do AutoCAD poderá levá-lo para outro computador com todas as suas configurações. Para restaurar para o seu computador, bastará clicar no botão Import > Após aberta a caixa de diálogo “Import Profile > Selecione a pasta onde está o arquivo *.ARG > Clique no botão Open > Apply&Close > OK
  
Desligar o Active Assistance 
Se a caixa estiver visível, clique com o botão direito sobre a caixa > Settings > Desmarque a opção “Show on Start”

Recuperação de arquivos de back-up *.bak e arquivos de gravações periódicas *.SV$
No AutoCAD R2006 agora é possível a recuperação dos arquivos de back-up *.bak e arquivos de gravações periódicas *.SV$, através do menu File > Drawing Utilities > Drawing Recovery Manager >
  
Barra de ferramentas de formatação de texto - AutoCAD 
Na versão 2009 do Autocad, surge uma forma diferente de aceder ás ferramentas habituais. É o caso da barra de formatação de texto, que só aparece (solta) quando a Ribbon não está activa.

Sempre que a Ribbon está activa, a caixa de diálogo aparece-nos afixada no separador Multiline Text, que se abre automáticamente sempre que selecionamos texto do tipo multilinha (MTEXT).
Para forçar o uso da barra de ferramentas, de formatação de caracteres, para o sistema antigo, basta que seja regulada a variável MTEXTTOOLBAR para o valor 1.

Como criar um ficheiro DWF de forma rápida - AutoCAD 
O formato DWF pode ser apresentado como um formato “pronto a imprimir” ou “pronto a visualizar”. Trata-se de um ficheiro leve e que contém toda a informação de desenho – não editável – necessária para visualização e impressão. Adicionalmente é possível anotar e registar alterações em desenhos, mapas e modelos 3D através do software gratuito Autodesk® Design Review.

Solução:
Vejamos como criar, de forma muito rápida, um ficheiro em formato DWF. Primeiramente, teremos que elaborar o nosso espaço de composição – Layout – para que possamos ver qual o resultado final do nosso ficheiro DWF. O processo é em tudo idêntico ao de uma impressão para uma impressora normal – não esquecer a mnemónica “formato pronto a imprimir”.

1 - Definir, num Layout, uma folha A4 (exemplo);
2 - Criar uma Viewport e ajustar a informação que queremos visível;
3 - Definir a escala desta Viewport;
4 - Abrir a janela de impressão de AutoCAD e seleccionar a impressora DWF6 ePlot.pc3;
5 - Configurar, como em qualquer impressão, o tamanho da folha, a área a imprimir (neste caso, Layout), o estilo de impressão, etc...;

Quando for dada a ordem de impressão surge uma janela de diálogo que nos solicita a gravação de um ficheiro DWF – aqui o temos!

Inserção dinâmica - AutoCAD 
Pode ter a sua linha de comandos convenientemente a acompanhar o seu cursor.
Basta ligar a opção DYN - Dynamis Input a partir da barra de estado.

Seleccione a tecla com a seta para baixo para visualizar quaisquer opções de Comando (ou utilize os já familiares atalhos de menus ao clicar com o botão direito do rato).
Clique com o botão direito do rato em DYN para visualizar o separador Dynamic Input na janela de diálogo Drafting Settings.

Aqui pode indicar a quantidade de informação que pretende visualizar.

Para visualizar a inserção e os prompts da linha de comandos a partir do cursor certifique-se que as opções Show Comand Prompting e Enable Pointer Input estão ligadas.

DICA: Pode também carregar na tecla F12 para ligar a Inserção Dinâmica.
 



Gerar um arquivo compactado com os parâmetros do desenho corrente para envio
A partir da versão do AutoCAD R2000, clicar no menu File > E-Transmit > Após aberto o quadro de diálogo “Create Transmittal” > Escolha a opção Type e selecione “Zip (*.zip) > Logo abaixo marque a opção Remove paths from xref and images > Em location > Clicar em Browse e selecionar o local onde deseja armazenar o arquivo > OK > O AutoCAD irá gerar um arquivo zipado com todas as informações pertinentes ao desenho corrente, tais como: as imagens inseridas no desenho, arquivo de configuração de plotagem, fontes utilizadas, driver da ploter ou impressora do desenho corrente.


Fazer com que o AutoCAD a partir da versão R2000 não abra múltiplos desenhos
Este fato dificulta muito a vida do usuário que trabalha na linha de plotagem, visto que ele abre vários desenhos em pequeno período de tempo e quanto mais arquivos abertos maior será a demanda da memória a ser utilizada e desta forma deixará o computador mais lento. Para que o AutoCAD não abra múltiplos desenhos, adotando o mesmo procedimento do AutoCAD R14 , deve-se digitar na linha de comando a variável SDI e alterar o valor para 1.

Variável Proxynotice
A mensagem de informação “Proxy” (procurando) que aparece quando abro um desenho no AutoCAD R14 que foi salvo no AutoCAD R2000 ou superior é devida as novas entidades criadas no AutoCAD R2000 ou superior que não existiam no AutoCAD R14, como os Layouts e as lineweight, etc. Este alerta ocorre sempre que o AutoCAD encontra objetos ou aplicativos ARX associados, que ele não consegue reconhecer. Para desligar este alerta, na linha de comando digitar: Proxynotice = 0 

Sem comentários:

Enviar um comentário