10 outubro 2010

Carregar novas Tramas:


As codificações de padrões de tramas (padrões hatch) utilizadas pelo AutoCAD estão contidas no arquivo acadiso.pat e no arquivo acad.pat (aclt.pat e acltiso.pat no AutoCAD LT). O arquivo acadiso.pat é usado pelo AutoCAD quando configuramos o programa para trabalhar com o sistema métrico. O arquivo acad.pat é usado pelo AutoCAD quando configuramos o programa para trabalhar com o sistema de medidas inglês.


Para carregar um novo padrão de tramas diferente dos predefinidos, no AutoCAD R14, 2000, 2002, AutoCAD 2004 e em versões superiores, faça o seguinte:
Copie o arquivo acadiso.pat e o arquivo acad.pat que estão na pasta Support do AutoCAD para uma pasta conhecida. Por exemplo, se o seu AutoCAD está instalado em C:\Arquivos de Programas\AutoCAD, os arquivos acadiso.pat e acad.pat a copiar estarão em C:\Arquivos de Programas\AutoCAD\Support. Os arquivo são identificáveis pelas letras PAT nos ícones dos arquivos, ou pela extensão .pat. Estas cópias dos arquivos servirão como segurança contra qualquer problema que possa ocorrer quando adicionarmos novas tramas, ou se quisermos restaurar os padrões originais de tramas do AutoCAD. Se por algum motivo você não conseguir localizar os arquivos acadiso.pat e acad.pat, faça uma pesquisa em Iniciar > Localizar ou Pesquisar > Arquivos ou Pastas para saber a localização exacta da pasta Support com os arquivos.Especialmente no AutoCAD 2004 e em versões superiores instaladas no Windows XP (ou mesmo versões anteriores ao AutoCAD 2004 instaladas no Windows XP), há uma maneira eficaz e rápida de descobrir aonde está a pasta Support com os arquivos acadiso.pat e acad.pat. Digite na linha de comando do AutoCAD o comando (findfile "acadiso.pat") com os parênteses e aspas inclusive. O AutoCAD retornará, na mesma linha de comando, o caminho completo da localização da pasta Support no seu computador. Para facilitar a visualização do caminho completo da localização da pasta Support, tecle F2 ou digite f2 na linha de comando e dê Enter que será aberta a caixa de texto da linha de comando do AutoCAD na janela AutoCAD Text Window. É importante saber que a pasta Support no Windows XP é, normalmente, uma pasta oculta. Se a pasta Support está oculta no seu Windows XP, para poder ser visualizada; na barra de ferramentas do Windows XP, em Ferramentas > Opções de pasta, na guia Modo de exibição, escolha o item Pastas e arquivos ocultos, selecione Mostrar pastas e arquivos ocultos e dê OK. Localizada a pasta Support no Windows XP, poderá haver mais de um arquivo acadiso e acad sem a extensão .pat e sem as letras PAT nos ícones dos arquivos. Para poder identificar os arquivos aonde serão inseridas as novas tramas, na barra de ferramentas o Windows XP escolha a opção Detalhes para a visualização dos arquivos. Os arquivos acadiso.pat e acad.pat serão aqueles que, na coluna Tipo, forem descritos como AutoCAD Hatch Pattern Definition; 

2 – Descompacte o arquivo com o novo padrão de tramas que você deseja adicionar ao AutoCAD em uma pasta conhecida;

3 –
Abra com o Bloco de Notas ou com o WordPad o arquivo que contém as novas codificações de tramas a carregar (não use o Word do Windows por trabalhar com textos formatados), tendo o cuidado de escolher a opção Todos os arquivos (*.*) em Arquivos do tipo: na caixa de diálogo Abrir do Blocos de Notas ou a opção Todos os documentos (*.*) na caixa de diálogo Abrir do WordPad;

4 –
Copie todo o conteúdo do arquivo com as novas codificações de tramas a carregar;

5 –
Abra o arquivo original do AutoCAD acadiso.pat e cole o conteúdo do arquivo com as novas codificações que você copiou no final dos códigos do arquivo acadiso.pat, sem alterar os códigos já existentes, salvando o arquivo em seguida. Certifique-se em deixar uma linha em branco (use a tecla de retorno Enter) no final do código colado para que o AutoCAD, quando ler o conteúdo do arquivo modificado, note que o final foi alcançado. Sem a última linha em branco o AutoCAD dará mensagem de erro quando uma trama tiver que ser inserida depois de modificado o arquivo acadiso.pat;

6 –
Repita o mesmo procedimento acima para o arquivo acad.pat para trabalhar com o sistema de medidas inglês;

7 –
Se você estiver com o AutoCAD aberto, feche-o e abra-o novamente para que o novo padrão de tramas adicionado seja identificado pelo programa.

Feitas estas alterações, na próxima vez que você quiser inserir
tramas nos seus desenhos, o novo padrão de tramas que você acrescentou no AutoCAD estará à disposição no final da lista de tramas disponíveis. No AutoCAD 2000 e nas versões superiores, você poderá ver uma amostra (preview) da textura na caixa de diálogo de tramas Boundary Hatch. Em alguns casos você poderá não ver um preview das novas tramas antes de tentar inseri-las a partir da caixa de diálogo Boundary Hatch. Isto é devido à escala com que as novas tramas foram feitas e não trata-se de erro.

Se você usa seguidamente um determinado tipo de
tramas, é uma boa ideia fazer com que este apareça no início da lista da caixa de diálogo Boundary Hatch movendo o código correspondente para o topo dos códigos dos arquivos acadiso.pat e acad.pat.
Depois de feitas as alterações não é mais necessário guardar o arquivo com o padrão de
tramas do qual você copiou os códigos.
Você pode acrescentar novos padrões de
tramas no AutoCAD à vontade.
Para restaurar as configurações originais de 
tramas
do AutoCAD, basta substituir os arquivos acadiso.pat e acad.pat modificados pelos originais que foram previamente salvos.

Se você quiser visualizar as
tramas antes de inseri-las no AutoCAD, sugerimos o programa HatchKit

Sem comentários:

Enviar um comentário