22 março 2012

AutoCAD WS - iPhone e iPad

AutoCAD WS mobile permite que o utilizador visualize e trabalhe os desenhos em AutoCAD diretamente no iPad, iPhone ou iPod touch. Com a precisão oferecida pelo ecrã do iPad ou iPhone, o profissional pode desenhar, anotar ou mesmo desenvolver sobre projetos começados no computador, sem que perca produtividade, aliás, esta ferramenta torna inútil carregar o papel de um lado para o outro, tudo pode ser visto e apresentado diretamente no iPad.


Em termos de visualização esta ferramenta permite:
Abrir imagens em DWG diretamente neste gratuito programa que suporta estes formatos;
Ver todos os aspetos referentes a um ficheiro DWG, incluindo referências externas, camadas e imagens sobrepostas;
Usar multi-touch zoom permitindo visualizar comodamente imagens em grandes escalas.


Antes de mais o serviço requer que crie uma conta de utilização. Depois disso, tenha a liberdade de consultar os projetos com rigor e precisão.

A aplicação abre um segmento muito importante, principalmente porque estamos a falar de uma área muito técnica ligada à computação gráfica, onde muitos outros segmentos estão inseridos.


A grande facilidade é transpor os projetos desenvolvidos no computador para o iPad. Poderá transportar como se tivesse o original, podendo mesmo editar e criar anotações. Depois, faça o inverso, receba no desktop tudo o que alterou no ficheiro.


Conforme poderá ver nestes screens, existem vários menus de ferramentas para poder anotar, acrescentar objetos, entre outras opções importantes e úteis.


Este software está intimamente ligado com uma outra plataforma já testada e em expansão, a cloud. A Autodesk está a concentrar um serviço otimizado que passe pela partilha usando a web com implementação de trabalho colaborativo útil a este segmento de portabilidade.


É mais um excelente serviço gratuito que vem dar ao iPad aquela utilidade sempre reclamada pela Apple e muitas vezes desvalorizada pelos hipotéticos concorrentes que ainda não acordaram para este segmento do futuro.




O que há de novo?

Snap Preview:
Esta funcionalidade é extremamente importante dado o espaço de ecrã disponível para trabalhar. Assim, com o Snap Preview, o utilizador pode ampliar o ponto onde o dedo toca no projecto, permitindo desenhar ou modificar as áreas de forma precisa. Esta era uma função super necessária tendo em conta a natureza dosoftware.

Copy Tool:
Para quem trabalha com objectos, a função copiar e colar é importantíssima. Assim, nesta versão agora lançada, a AutoDesk disponibiliza a função Copiar para poder duplicar objectos de forma rápida e pratica.

Seleccione uma área e faça copiar, depois cole onde pretender.

Brush Tool:
Esta funcionalidade foi melhorada no AutoCAD WS 1.2. O desenho à mão livre é muito importante para marcar e colocar notas gráficas nos projectos e, agora, com um conjunto novo de pincéis, o utilizador pode definir a espessura do traço, cor e outras características. Além dessas alterações, a ferramenta foi aperfeiçoada e está agora mais responsiva à solicitações do utilizador.

Feet and Inches:
AutoCAD WS 1.2 permite agora mostrar as medidas em unidade inglesa ou unidade imperial (pés e polegadas).

Além destas novidades o AutoCad WS traz novos idiomas estando assim disponível em chinês, francês, alemão, italiano, japonês, coreano, português e espanhol.



Licença: Freeware
Sistemas Operativos: iPhone OS 4.0+
Download: AutoCAD WS 1.2 [10.8MB]
Homepage: Autodesk

2 comentários:

  1. Olá Gustavo,

    Tenho desenhos de áreas agrícolas no ACWS com sistema de coordenadas SAD69 em UTM, e gostaria de utilizar o GPS do ACWS para percorrer as áreas. Porém a coordenada utilizada pelo iPad e pelo ACWS não batem. Já tentei alterar o desenho para Lat/Long em WGS84 que é muito comum para GPS e unanimemente utilizada pelos EUA, mas não tive sucesso. Sabe onde eu poderia obter informações sobre isso?
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Murilo.
      Não percebi muito bem o que pretende fazer...
      Você tem o desenho no acws do ipad e no acws do pc e as coordenadas não batem certo um com o outro, é isso???

      Eliminar